Império Alemão
Conselho Imperial de Relações Exteriores
Ballhausplatz 2, Wien.

 

Declaração de Ettal

***

Declaração conjunta entre o Império Alemão e o Reino da Turquestônia

***

Reunidos no Palácio Linderhof, conscientes da importância de seus países ante ao cenário europeu, e no interesse mútuo de compartilhar dos termos a que em comum acordo chegaram, as Partes comunicam e fazem saber à comunidade internacional que, no objetivo da perpetuação da paz e da amizade entre seus Governos, resolvem firmar a presente nos termos seguintes:

1. O Império Alemão e o Reino da Turquestônia anunciam formalmente a normalização de suas relações diplomáticas desde o passado 15 de agosto de 2021, após breve hiato em seu diálogo bilateral.

2. O Império Alemão e o Reino da Turquestônia se comprometem a darem baixa em suas notas de protestos, para cessarem imediatamente seus efeitos, e darem-se por esclarecido o ocorrido.

3. Os Estados reafirmam seu profundo e recíproco interesse em adensar o relacionamento bilateral e ensejam empenhar esforços diplomáticos conjuntos na promoção da paz e da segurança da comunidade internacional.

4. Munique e Cennet continuarão a priorizar o papel institucional do Congresso de Füssen como órgão voltado à preservação da segurança regional e do diálogo multilateral entre as nações europeias.  

Feito no Palácio Linderhof, Baviera, Império Alemão, aos 21 de agosto de 2021.

Assinam,

Venceslau V, Rei da Boêmia, Secretário Imperial de Relações Exteriores da Alemanha

Mehmet Sëlim, Rei da Turquestônia