Vyšehrad, Praga, 7 de julho de 2021 – Edição 41

Boêmia se prepara para novidades no mês do 2º aniversário

Coroa de São Venceslau anuncia conjunto de ações na esteira das comemorações da Restauração. 

Castelo de Praga.  Segundo fontes do palácio, a Coroa está se movimentando para anunciar um conjunto de ações para o mês de julho, momento em que o país se prepara para festejar seu segundo aniversário de restauração, em 22 próximo.

O pacote de ações deve iniciar-se pelas novas investiduras na Ordem de Carlos IV. Segundo determina a Regra Carolina, seu estatuto, as indicações ao recebimento da comenda boêmia são feitas pelos cavaleiros de grau grã-cruz à Coroa de São Venceslau. No próximo dia 11, quando é celebrada a eleição de Carlos IV como sacro imperador romano-germânico em 1346, Sua Majestade o Rei, na qualidade de grão-mestre, realizará a solenidade de investidura dos novos cavaleiros carolinos.

Para ser admitido à Ordem os indicados devem ser historiadores ou profissionais de áreas afins das Ciências Humanas cujo trabalho tenha contribuído para o progresso da Boêmia. Os nomes deverão ser anunciados até a véspera da data solene.

O Castelo de Praga deve também realizar a primeira sessão do parlamento boêmio para receber da Coroa o texto do Novo Código Vyšehrad (Novus Codex Vyssengradensis), o qual consolidará a legislação local vigente. Espera-se que alguma remodelação do Estado seja realizada no ensejo de melhor acomodar as singularidades estatais da Boêmia diante da reforma constitucional alemã, em que o federalismo será reimplantado no Império.

Por último, a Coroa deverá também em breve anunciar a conclusão dos trabalhos de elaboração do portal oficial da Boêmia. A elaboração dos conteúdos havia sido iniciada no ano passado, mas diante da concorrência de outras demandas sua execução foi interrompida. Agora o ânimo na Corte é finalmente inaugurar a página do país no portal alemão e nas redes sociais boêmias até o final do mês e se tornar, assim, no segundo estado do Império – após a Prússia – a ter seu site finalizado.

O Vyšehrad Noviny também deverá ter novidades. Com a colaboração de Sua Majestade a Rainha, uma série de edições especiais serão publicadas apresentando histórias e contos folclóricos de todas as partes do país. O conteúdo principal serão histórias de terror e mistério contadas pelos populares e que fazem parte de roteiros turísticos frequentados pelos interessados em conhecer o lado sombrio da Boêmia.