MUNIQUE. Passado o período de festas, o portal alemão bateu recorde de audiência em fevereiro, com crescimento de 45.7% no número de visitas em relação a janeiro e marcando o nível mais alto desde a adoção do novo sistema, em abril de 2017. Na comparação contra novembro, antes das quedas de início de ano, o crescimento foi de 29%. Os números refletem a retomada da atividade no Império: as eleições parlamentares e composição do novo governo foram tópico sensível de debate, e a presença internacional da Alemanha também produz material diverso.

No dia de ontem, o Secretário de Orçamento do Ministério das Finanças, Herr Heinrich Konstantin encaminhou à Dieta Imperial em Bratislava dois projetos de lei importantes para o Governo. O primeiro trata do estabelecimento dos salários pagos aos servidores da administração imperial, e o segundo prevê o orçamento do Governo para o mandato 2018.1, e ambos devem ser incluídos oficialmente na pauta parlamentar pelo presidente do Reichstag nos próximos dias. Essa movimentação evidencia que no topo da agenda está a questão econômica e sua regulamentação, que será também parcialmente feita em coordenação com a União do Tratado de Amsterdã, cujos trabalhos já foram iniciados.

O Ministro do Interior, Príncipe da Romênia, baixou portaria dando início ao Censo Imperial de 2018. Os formulários foram disparados para alemães e estrangeiros presentes no império, e seu objetivo é avaliar a população presente no país para que o Governo possa traçar estratégias de integração nacional. O Ministro de Educação e Pesquisa, por sua vez, está avaliando a atuação do Instituto Wagner entre suas nações associadas.

No campo diplomático, houve intensa movimentação internacional no âmbito da Liga das Micronações e, além disso, a Casa Imperial está coordenando com os Condes de Vyšehrad e de Klagenfurt uma rodada de visitas oficiais a outros estados, inclusive alguns com quem o Reich não possui relações formais. O Príncipe da Vestfália assumiu a chefia da missão junto ao congresso do G3+Maryen, na Itália, onde atualmente se discute a uniformização de processos de reconhecimento entre os quatro países.

Novas ações devem ser anunciadas quando o Chanceler do Reich retornar de sua licença em Praga, nos próximos dias.