Mestre dos Estábulos

Tradicionalmente responsável pelo bem-estar dos cavalos da Corte, o Mestre dos Estábulos, ou Stallmeister em alemão, é hoje o administrador do Museu do Palácio. Não obstante ser propriedade da Fundação Belvedere, o Museu e a sua administração detêm total autonomia, sob os auspícios e mecenato do Príncipe Konrad Otto.

No exercício do seu cargo, compete ao Mestre dos Estábulos garantir a conservação das obras de arte do Museu, organizar exposições, promover atividades culturais, divulgar o Museu e propor a aquisição de novas peças. Para além disto, é ainda responsável pela organização dos concertos nos Jardins do Palácio, pela venda de bilhetes para as (raras) atividade pagas e pela recolha de donativos.

No entanto, a principal função do Mestre dos Estábulos e da sua equipa é, provavelmente, elaborar a lista de instituições de caridade a que devem ser atribuídos os lucros da Fundação Belvedere. Devido à natureza díspar deste encargo, o Stallmeister costuma indicar uma comissão ad hoc para elaborar a lista, que é então enviada para apreciação e ratificação do Príncipe Konrad Otto.