O Palácio Belvedere é um belíssimo
complexo barroco localizado em Viena.

Encomendado pelo Príncipe Eugénio de Saboia e concluído em 1723, o Palácio é uma das
mais belas obras arquitetónicas da capital austríaca. No contexto do micronacionalismo, o complexo
é utilizado como residência oficial do Príncipe Konrad Otto do Império Alemão.

Micronacionalismo?

O micronacionalismo é, em linhas gerais, um hobby voltado à simulação socio-política através da Internet. Por outras palavras, os praticantes do micronacionalismo, chamados "micronacionalistas", dedicam-se à criação de sociedades e estados virtuais - as micronações. Convém notar que, muito embora os micronacionalistas se utilizem de territórios reais na sua prática, não são separatistas nem têm qualquer pretensão territorial ou política sobre esses mesmos territórios.

Esta página da Internet é mantida como património do Império Alemão, a única micronação germanista da Lusofonia.

Eugénio de Saboia

Nascido a 16 de outubro de 1663 em Paris, foi um notável líder militar ao serviço dos Habsburgo. Encomendou vários palácios e foi um grande patrono das letras. Morreu a 21 de abril de 1736.

Estilo Barroco

É um estilo artístico marcado pela exuberância e pelo esplendor, sendo encarado como o estilo da contrarreforma e do absolutismo. Floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII.

O Último Residente

Francisco Fernando, Herdeiro do Império Austro-Húngaro, assasinado em Sarajevo em 1914. Foi este o incidente que conduziu ao início da Primeira Guerra Mundial.

Conheça o Complexo!

Belvedere Superior

Na época de Eugénio, o Belvedere Superior tinha funções essencialmente representativas e era utilizado como uma galeria de arte, aberta ao público vienense. Atualmente, porém, serve como a residência oficial do Príncipe Konrad Otto e sede da Fundação Belvedere.

Belvedere Inferior

No passado, o Belvedere Inferior foi utilizado, simultaneamente, como residência e arquivo de parte da coleção de Eugénio de Saboia. A sua ambivalência prolonga-se até hoje: abriga o Museu do Palácio e os dignitários recebidos pelo Príncipe.

Jardins do Palácio

Os jardins elevam-se do Belvedere Inferior até ao Superior de forma estritamente simétrica, no melhor do modelo francês. Foram planeados por Dominique Girard, o designer dos jardins do Eleitor Bávaro.

Estábulos

Outrora o abrigo dos cavalos pessoais de Eugénio, hoje os estábulos acomodam a coleção de arte sacra medieval do Museu do Palácio. O ambiente barroco fornece o cenário ideal para esta exposição permanente.

Quer saber mais?

Contacte o Príncipe ou visite a página oficial do Império Alemão!