Império Alemão
Secretaria Imperial de Relações Exteriores

Blutenburg

Mensagem do Império Alemão sobre o
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Munique, 27 de janeiro de 2020

1. O Império Alemão deseja expressar sua mais profunda e solene homenagem à memória dos milhões de homens e mulheres que padeceram pelas mãos da tirania e do totalitarismo nos campos de concentração por razão de sua confissão religiosa, origem étnica, opinião política ou orientação sexual. O Holocausto será para sempre uma cicatriz deixada na História e a dor provocada por seus algozes às famílias e descendentes daqueles que pereceram ou conseguiram resistir até o momento da libertação em 27 de janeiro de 1945 jamais será esquecida.

2. É nosso dever, enquanto seres conscientes de nosso papel histórico, preservar a memória daqueles cuja existência foi negada pela fúria fascista e lutar diuturnamente em favor da liberdade, da individualidade e pelo direito de ser, de viver, de crer e de amar conforme a herança cultural, modos de comportar-se e de pensar sem qualquer ameaça à sua segurança e integridade.

3. A Alemanha reafirma suas históricas convicções de atuar na plenitude de sua capacidade para combater toda forma de expressão totalitária e, ao lado dos defensores da dignidade humana, mobilizar sua gente a se somar aos esforços para que expressões semelhantes do mesmo horror jamais se repitam.

Saudações alemãs,


Sua Majestade
Venceslau V
Secretário Imperial de Relações Exteriores
Rei da Boêmia, Burgrave de Praga, Conde de Vyšehrad, etc.
Cavaleiro Grão-Colar da Ordem da Cruz de Ferro, Condestável da Ilustríssima Ordem do Cisne, etc.