Königreich Preußen

 

ARL IV. HEINRICH, nascido Conde Alfons-Filip von Hohenzollern zu Bistritz, com seus inúmeros títulos, honras e graças, em seu poder e prerrogativas, manda divulgar a seguinte

QUINTA LETRA DO REI DA PRÚSSIA

Ao Nobre Povo do Império Alemão e a Todos os Súditos Além de Suas Fronteiras, porque O apraz que todos vejam quanto escreve.

Meus estimados súditos e devotos filhos da Santa Igreja,

Neste crepúsculo que, mais uma vez, nos presenteia com o esplendor da lua sobre a terra consagrada do Reich Alemão, ergue-se diante de nós o marco de mais um ano desde o nascimento de nossa gloriosa pátria. E, como vosso monarca da Gloriosa Prússia, é com orgulho e humildade que tomo a pena para proclamar, de maneira digna e justa, a eternidade deste Império, cuja fundação há 22 anos trouxe luz e esperança a todo o povo germânico.

Se, ao olhar para o passado, nossos olhos se voltam à distante Nobre Monarquia do Alto-Reino, onde o sonho deste Império começou a tomar forma, hoje, diante do firmamento que nos envolve, podemos ver, com clareza, a grandiosa trajetória que percorremos até o presente. Cada pedra assentada, cada batalha vencida, cada obstáculo superado — tudo culminou na estrutura monumental do Reich, que hoje se ergue como um símbolo perpétuo de força, virtude e unidade.

Olhamos com reverência para aqueles primeiros passos dados em terrenos inexplorados, quando a euforia de criar um império estava misturada à incerteza dos desafios que se aproximavam. Que tempos eram aqueles, nos quais a juventude de nossa nação resplandecia com um vigor que muitos não compreenderiam! Hoje, com o peso de 22 anos de história, reconhecemos que as fundações lançadas naquela época não foram feitas apenas de pedras e suor, mas de sonhos, de uma visão inabalável que transcendeu o presente e se projetou em direção ao futuro.

Entretanto, é impossível não sentir a saudade profunda que envolve os corações de todos nós quando recordamos a figura monumental do falecido Kaiser Guilherme III. Luís. Seu falecimento trouxe um silêncio solene sobre o Império, e suas ausências são sentidas como se fossem abismos deixados nas cortes de nossa alma. Em sua majestade e sabedoria, ele guiou nossas terras e nos uniu sob um estandarte comum, sempre com o olhar fixo na glória do Reich. Ele, que com destreza e mão firme, nos legou um futuro próspero, agora descansa nos braços da eternidade, onde, certamente, contempla o crescimento de seu legado com orgulho.

Mas, se a ausência de Guilherme III é marcada pelo luto, o gáudio da continuidade, tão essencial a um império, nos chega na figura do novo Kaiser, Fernando V. Este digno sucessor, irmão do saudoso Guilherme, personifica o espírito do Império renovado, trazendo consigo a estabilidade e a força que herdou de seu sangue e linhagem. Sob sua liderança, a chama da unidade e da prosperidade arde com vigor renovado, prometendo-nos muitos anos de paz e engrandecimento. Que o seu reinado seja longo e frutífero, guiando-nos por sendas de sucesso e glória, como foi a vontade de Deus e de nossos ancestrais.

Nesta data festiva, que transcende os limites ordinários da existência, rememoro o caminho percorrido desde aquele primeiro alvorecer do Reich. Os que hoje caminhamos sob seu pálio não somos os mesmos que iniciaram essa jornada. Muitos dos nossos companheiros, cujos braços fortes ergueram as bandeiras e cujas vozes clamaram pela fundação deste Império, já não estão entre nós. A eles dedicamos nossas lembranças mais honrosas, e em seus nomes ergueremos nossos estandartes mais altos. E, como tantas vezes o passado nos ensinou, sabemos que os que chegam, assim como os que partem, são parte de um ciclo contínuo de renovação e fortificação daquilo que nos faz, de fato, grandes.

Cada um destes anos que vivemos como parte do Reich foi, sem dúvida, repleto de desafios e provações. Mas também foi um período de alegria, de fraternidade, de um espírito comunitário que, mesmo em tempos de dificuldades, soube se manter forte, coeso e vibrante. Cada provação que enfrentamos apenas reforçou nossa fé na grandeza de nossa causa e na certeza de que a união de nossos corações e mentes sempre nos levará à vitória.

Neste contexto, não posso deixar de expressar o mais profundo júbilo por ter compartilhado esses anos ao vosso lado. Cada dia, cada passo, cada vitória e cada derrota foram vividos com intensidade e significado, pois sempre estive acompanhado de vós, meus estimados súditos, meus amados irmãos de alma e espírito. É a vossa lealdade, a vossa coragem e a vossa indomável dedicação que sustentam este trono e fortalecem este Império.

Ao olharmos para o futuro, não apenas com os olhos de quem sonha, mas com os olhos de quem constrói, eu vos digo, em tom solene: que esta data seja o símbolo da continuidade, da renovação e do compromisso com a glória perpétua do Reich Alemão. Que os próximos 22 anos, e todos os que virão depois, sejam marcados pelo mesmo espírito de fraternidade, coragem e grandeza que nos uniu desde os primeiros momentos deste império glorioso.

Sim, meus caros, o futuro nos chama, como sempre fez. E eu, vosso Rei da Prússia, estou aqui para responder a esse chamado ao vosso lado, como sempre estive, como sempre estarei. Que Deus nos guie, e que sob a bênção de Santo Inácio de Antioquia, possamos continuar trilhando o caminho da justiça, da honra e da verdade. Pois é com tais valores que perpetuamos não apenas o nosso Império, mas também o espírito imortal que habita em cada um de nós.

Vida longa ao Reich Alemão! Vida longa ao Kaiser! Vida longa ao Rei da Prússia!

Que a eternidade seja o limite para nossas conquistas, e que, quando as gerações futuras olharem para trás, possam dizer, com orgulho no coração e firmeza na voz, que aqui, neste tempo e neste lugar, viveu um povo grandioso, guiado por um ideal ainda maior. O Império continua, como continua o nosso compromisso de torná-lo, a cada dia, mais forte, mais justo e mais glorioso.

Em nome de Deus, do Império, e por todos os que vieram antes de nós e pelos que ainda virão:

 

Vosso Rei da Prússia,

Dado e passado no Palácio de Charlottenburg, na boa cidade de Berlim,
ao 17º dia de outubro do corrente ano de 2024, que é o 2º ano de Sua Majestade o Rei da Prússia,
22° ano do Império Alemão e o 1° de Sua Germânica Majestade o Kaiser.

Publique-se.