
Mensagem de Sua Germânica Majestade Imperial
Fernando V
Imperador da Germânia, Rei da Boêmia
à Dieta Imperial, em Nurembergue, e ao Senado Imperial da Nação Germânica, em Potsdam
Honorável Presidente da Dieta Imperial,
Nobilíssimo Orador do Senado Imperial da Nação Germânica,
Vossa Majestades,
Vossas Altezas,
Vossas Excelências,
§ 1º. Muito apraz à Coroa Imperial ter a oportunidade, pela primeira vez desde nossa eleição ao trono da Germânia, dirigir-se a ambas Casas do Parlamento após o longo hiato desde a sessão da Dieta em Aachen, no já distante ano de 2022. Este evento, da reunião completa da legislatura germânica, consolida frente a opinião pública e a comunidade internacional, a vocação democrática e constitucional da complexa superestrutura política do país e sua força institucional.
§ 2º. Sabemos, como bem nos demonstra a experiência, que será permanente o desafio das sociedades micronacionais de permanecerem com sua tecitura mobilizada e coesa frente aos constantes movimentos de transformação demográfica e das inovações tecnológicas e do entretenimento, como também das demandas do mundo do trabalho e da maturidade. A micronacionalidade já não é o mesmo fenômeno de décadas passadas, mas continua a ser realizado e tem buscado tornar-se continuamente significante para o desenvolvimento de inúmeras habilidades socioemocionais e competências acadêmicas e da prática civil.
§ 3º. Reconhecemos no mandato parlamentar, a mais clássica fomentadora da nossa cidadania. Seguramente, os mais antigos entre nós preservam vivas suas memórias do exercício legislativo como espaço de formação de lideranças e do aprimoramento das instituições, sejam do Império ou para além de suas fronteiras, em nossas vidas pregressas. As gerações mais modernas, por sua vez, trazem o sopro do engajamento político como palco para performar, ainda que de maneira modelista, suas agendas de valores para a continuidade desta Nação que elegeram ser aquela que os representará na emaranhada comunidade de micronações e proporcionará meios hábeis para exercer no mundo sua agência transformadora por meio da cidadania.
§ 4º. Senhores, a legislatura para a qual foram chamados é a demonstração tácita do ânimo da Coroa Imperial em partilhar o exercício do poder político e de vocalizar a pluralidade da Nação Germânica em favor do aprimoramento de todas as instâncias do país. O mandato ao qual foram investidos é a oportunidade inigualável de externarem com legitimidade e isenção seu propósito para a Germânia, e para ajudá-la a responder aos desafios contemporâneos e suas vulnerabilidades, como também torná-la ainda mais acolhedora de novos e futuros micronacionalistas, diversificada em expressões humanas e democrática em seu funcionamento político.
§ 5º. O Reich, em sua totalidade, aguarda por respostas políticas ao desequilíbrio do sistema financeiro e à justa recompensa ao trabalho e ao exercício criativo da potência individual. A complexa legislação imperial, base do nosso Estado de Direito, necessita de consolidação e revisão contínuas para o fortalecimento da cidadania e acolhimento irrestrito das necessidades e demandas de toda a população. Os Estados necessitam de meios de alcançarem liquidez orçamentária para promoverem, a partir do âmbito regional, espaços de cultura criativa, empreendedorismo, incentivos à imigração e à renovação demográfica.
§ 6º. Nossa aristocracia, uma das mais ilustradas da micronacionalidade lusófona, não pode simplesmente acomodar-se a um lugar de privilégios sem corresponder à demanda social. A sociedade civil não nobilitada se esmera naqueles que foram alçados ao estamento superior da sociedade germânica e à magnanimidade dinástica dos Estados Imperiais e neles projeta um sentimento de pertencimento ao país e de sua riqueza cultural. Os desafios externos atravessam toda a Europa e sinalizam um maior engajamento parlamentar para sustentar o esforço de segurança internacional, amparados no Congresso de Füssen e no direito internacional, que a Reichslegion e outras forças homólogas pelo continente, simbolizam.
§ 7º. O Parlamento, Senhores, é o centro do templo sagrado do espírito germânico. A Nação olhará com atenção para Potsdam e Nurembergue e aguardará com expectativa o bom desempenho de suas funções. A Coroa estará sempre disponível para contribuir e reconhecer o trabalho parlamentar daquele que é hoje a maior casa de leis da Europa e uma das principais referências em produção jurídica do micronacionalismo em língua portuguesa. O ano parlamentar de 2026 se inicia e desejamos a todos um próspero mandato na legislatura.
Saudações germânicas,
