Kaiserreich Germania

Reichsheroldsamt
Burggrafschaft Wehlau

Wehlau, 14 de janeiro de 2026.

Proclamacao do Arauto Imperial

Ouçam, pois, as Casas Antigas e Recentes.
Ouçam os que portam brasões, títulos e memórias.
Ouçam os que, por juramento, servem ao Trono e ao Império.

O Arauto Imperial, falando não por vontade própria, mas por dever e mandato selado, e tendo sob sua guarda o Fundo de Pensões Nobiliárquicas, vem tornar manifesta uma verdade grave, pesada e dolorosa, que não pode mais ser velada sob o silêncio dos cofres fechados.

Pois os livros foram abertos.
Os selos foram rompidos.
E os cofres, contados.

Achou-se que o Fundo, outrora sustentáculo e amparo dos nobres do Império, jaz agora em estado de extrema necessidade, curvado sob o peso de um débito de 450.250 Th (quatrocentos e cinquenta mil duzentos e cinquenta táleres) devidos ao Tesouro Imperial, senhor primeiro de todas as rendas e guardião último da ordem do Estado.

E achou-se também que, em seus cofres, repousam apenas 174.795 Th (cento e setenta e quatro mil setecentos e noventa e cinco táleres), soma insuficiente para sustentar os compromissos e os votos a nobreza, e que, pela urgência dos tempos e pela supremacia do Tesouro, será inteiramente entregue por esta administração à amortização parcial da dívida, sem reserva, sem exceção, sem retorno.

Assim, os cofres se esvaziam.
E com eles, cessam as dádivas.

Por força desta penúria incontornável, e não por desdém, quebra de palavra ou esquecimento da história, fica proclamada em nome e sob mandato da Coroa Germânica a suspensão do pagamento das anuidades nobiliárquicas do ano de 2025, e com elas a suspensão de todos os pagamentos futuros, até que novos tempos se levantem, novas receitas se façam presentes, ou que a Alta Autoridade do Império determine outra ordem.

Que se saiba, porém, e que fique registrado nos anais:
não foi a vontade que faltou,
mas os meios;
não foi a honra que se perdeu,
mas o numerário.

O Gabinete do Arauto Imperial declara, diante do Império, que esta decisão é ato de necessidade extrema, tomada para preservar o que ainda pode ser preservado, e para que o Fundo não caia do estado de penúria ao de completo esquecimento.

Ordena-se que esta Lamentação seja lida, registrada, selada e comunicada às Casas Nobiliárquicas, aos Nobres em geral, aos Conselhos competentes e aos arquivos imperiais, para que ninguém diga que não ouviu, que não soube ou que não foi advertido.

Dado, proclamado e selado no Gabinete do Arauto Imperial da Germania,
sob o peso dos números,
à vista dos livros,
e sob a autoridade do Império.

Augustus Heinrich von Vysehrad zu Wehlau
Burggraf zu Wehlau