Groussherzogleche Palais, 24 de fevereiro de 2024
Fala do Trono de Sua Sereníssima Alteza Imperial, o Grão-Duque de Luxemburgo ao Reich e ao Mundo por ocasião de sua entronização no Palácio Grão-Ducal.
Vossa Germânica Majestade Imperial, Wilhelm III Ludwig, Imperador Alemão, por meio do qual saúdo todos os demais Monarcas dos Estados Imperiais alemães;
Vossa Majestade, Vaclav V, Rei da Boêmia, por meio do qual saúdo todo o povo alemão.
Na presença da Grã-Duquesa e de nosso filho, e diante do Imperador Alemão, acabo de prestar o juramento de respeitar nossa Constituição e nossas leis Imperiais, de manter a autonomia estadual e de defender nossa liberdade. Estou ciente dos deveres e obrigações impostos por este juramento e me comprometo a cumpri-los com consciência e competência.
A grandiosidade conferida pela mercê imperial nos coloca diante de uma enorme responsabilidade, não apenas perante o continente e nossos pares alemães, mas especialmente diante da história estadual de Luxemburgo, que agora nos cabe representar diante das nações europeias. Na exaltação da autonomia e da herança histórica de Luxemburgo, é com respeitosa deferência que enalteço o princípio democrático que define o nosso querido Império Alemão. Longe de qualquer traço autocrático, nosso Império se erige como um farol de democracia, onde a vontade popular é o alicerce sobre o qual repousam nossas instituições. Nesta sinfonia de nações autônomas, encontramos a beleza da diversidade e o compromisso unificado com a justiça e a equidade, representando os valores imortais que são a essência de nossa nobre comunidade imperial.
Assim como qualquer nação que habita a Terra, nossa identidade étnico-cultural se insere na vasta família de representações sociais que compõem a Europa, com o propósito de proteger o nome e as cores de um povo formado há quase onze séculos.
E por nossa identidade étnico-cultural ser tão singular, eu enxergo nosso estado como um fórum de encontros, Luxemburgo deve promover o diálogo intercultural e, ao mesmo tempo, ampliar a comunicação por meio de uma produção multicultural. Se soubermos aproveitar com habilidade e precisão os recursos de que dispomos, não teremos nada a temer em relação ao nosso futuro material. No entanto, nossa sociedade não é apenas material. Também é baseada em valores mais profundos.
Valores estes enraizados em nosso povo, Luxemburgo é oportunidade, terra fértil, espaço onde as ideias mais distintas podem germinar e um dia gerar frutos, em suas paisagens bucólicas e suas ruas pavimentadas de história, encontramos um solo fértil para os sonhos mais audaciosos florescerem. Lar para muitos, morada esta que sempre estará aberta para acolher aqueles que de bom coração desejam o melhor da lusofonia.
Não poderia deixar de dirigir-me com a mais profunda deferência e respeito, ao estimado Príncipe Roderik Egon Marianus, Duque de Rümmingen, primeiro Grão-Duque de Luxemburgo. Vossa Alteza Imperial teceu uma tapeçaria de serviço e dedicação, moldando os destinos de nosso amado estado com sabedoria e magnanimidade. Em sua presença, humildemente expresso minha gratidão pelo legado de excelência e liderança que Vossa Alteza Imperial deixou como testemunho para as gerações vindouras. Que seus dias sejam permeados de paz e prosperidade, e que sua contribuição inestimável continue a inspirar e guiar nossa amada Luxemburgo rumo a um futuro brilhante e promissor.
Por fim, diante de todos os representantes do mundo, comprometo-me hoje com todos os cidadãos, com a ajuda e o apoio da Grã-Duquesa, de Karl, a agir no melhor interesse de nossa pátria e de todos que nela vivem. Queremos estar ao lado de todos os cidadãos e compartilhar suas alegrias e tristezas.
Philipp VI Frederik, Grão-Duque de Luxemburgo