Império Alemão
Conselho Imperial de Relações Exteriores
Ballhausplatz 2, Wien.
Nota ao Principado de Andorra
Viena, 22 de agosto de 2021.
1. O Império Alemão recebeu ofício encaminhado pelo Principado de Andorra no último dia 20 de agosto em que denunciou o Tratado Geral do Congresso de Füssen. Na qualidade de depositário daquele contrato, o Reich registrou devidamente o encaminhamento, e informa que, nos termos do Artigo 8º do referido tratado, seus efeitos cessarão sobre Andorra no dia 16 de fevereiro de 2022, estando até lá o principado devidamente empenhado às obrigações e direitos ali subsumidos.
2. O Reich informa também que tomou ciência da declaração passada na mesma data pelas Cortes Gerais do principado, e encaminhada ao Conselho Imperial de Relações Exteriores pela delegação andorrana junto ao Congresso de Füssen. Considerando que o reconhecimento alemão a Andorra foi positivado pelo Tratado do Neuschwanstein, momento em que Andorra se declarava principado, e a fim de que não se confunda Andorra moderna com o legado deixado à lusofonia pelo Estado de Andorra Imperial, reconhecido pela Alemanha desde 2002, e cuja titularidade emérita recai ao Arquiduque da Áustria, filho de José Luis Borrás, falecido Imperador de Andorra, o Império Alemão comunica que não reconhecerá a autopromoção andorrana à estação de Império, respeitando outrossim o reconhecimento já conferido ao Principado de Andorra através do mencionado Tratado do Neuschwanstein, de que o Principado segue signatário.
3. Ademais, em respeito ao entendimento adotado pelo Congresso de Füssen no sentido de que títulos nobiliárquicos, assim como a expectativa de títulos nobiliárquicos decorridos dos aspectos culturais componentes de cada Estado modelista sejam parte integrante de sua integridade e de sua soberania, o Reich comunica que não reconhecerá os títulos adotados pelo Príncipe de Andorra de Rei dos Visigodos e Marquês da Hispânia por entender que invadem a esfera cultural compartilhada por Andorra com Espanha e França, a menos que estes dois países declarem anuir com seu uso por parte do soberano andorrano, e pendente também deliberação pelo colegiado europeu em razão de apresentação de reclamação por parte do Governo Espanhol.
4. A Alemanha por fim alerta ao Principado de Andorra sobre o caráter negativo para a estabilidade regional de sua insistência em face do Reino da Espanha, e agora do Reino de Albion, na busca pela aquisição da Catalunha. Importa afirmar o caráter inviolável da soberania espanhola sobre a referida região, já reconhecida pelo Principado de Andorra, e também trazer à luz as reiteradas negativas do Governo Espanhol diante dos pedidos andorranos de que fosse transferido aquele território a sua soberania. Convém ao Principado prezar pela etiqueta diplomática e desistir de tais investidas a bem da preservação da ordem europeia e de sua própria posição na comunidade internacional.
Saudações alemãs,
Venceslau, Rei da Boêmia
Secretário Imperial de Relações Exteriores