Tratado do Neuschwanstein
Congresso de Füssen
Alemanha ♦ Itália ♦ França ♦ Escandinávia ♦ Espanha
Portugal ♦ Sérvia ♦ Rússia ♦ Andorra ♦ Turquestônia
Nota sobre a suspensão do Império Russo por violação da integridade italiana
Füssen, 16 de agosto de 2021.
1. O Congresso de Füssen se reuniu neste domingo, 15 de agosto, para deliberar sobre o protesto alojado pelo Reino da Itália em face do Império Russo por conta da adoção por parte do Czar da Rússia do título de Imperador dos Romanos.
2. Ouvidos os argumentos de ambas as partes, o Congresso aprovou o entendimento de que a integridade do patrimônio imaterial de cada um de seus Membros, incluindo aí os títulos e a expectativa de títulos decorridos de suas respectivas formatações político-culturais, está protegida pelos Artigos 1º (2) e 3º do Tratado do Neuschwanstein, sendo portanto sua violação acionável nos termos do Tratado Geral deste Congresso. Aprovaram este entedimento Itália, Alemanha, Sérvia, Turquestônia, França, Escandinávia, Espanha e Portugal, registrando-se a oposição da Rússia e ausência de Andorra.
3. Na sequência, com base na sobredita interpretação, votou-se a proposta de suspensão do Império Russo do Congresso de Füssen, estando pois em violação da integridade italiana. A moção foi aprovada por Itália, Alemanha, Turquestônia, Escandinávia e Espanha, registrando-se a oposição de Portugal e Rússia, as abstenções da Sérvia e da França, e a ausência de Andorra.
4. Condicionou-se a reversão da suspensão, já em vigor, à reversão por parte do Governo Russo do fato gerador da sanção, isso é, a adoção do título de Imperador dos Romanos, parte integrante do patrimônio imaterial do Reino da Itália.
Saudações alemãs,
Wilhelm Ludwig von Hohenzollern
Deutscher Kaiser