Deutsches Reich

Reconhecimento diplomático do Sultanato da Turquia

Munique, 10 de maio de 2020.

A Sua Majestade o Sultão Mahmed VII da Turquia
Ref: Ofício nº 01-20 (Turquia)

Majestade,

1. Foi com prazer que recebemos das mãos do Ministro das Relações Exteriores da Turquia ofício declarando a intenção do Governo de Vossa Majestade de aderir ao Tratado do Neuschwanstein e ao Tratado Geral do Congresso de Füssen, ingressando portanto no concerto de nações europeias.

2. Temos a satisfação de comunicar a Vossa Majestade que, na noite de ontem, o Congresso de Füssen deliberou sobre a boa-fé demonstrada pelo Estado turco para com a manutenção da ordem europeia, assim como sobre a excelente conduta que vem apresentando no cenário internacional, por exemplo, através de sua participação na II MICROCON e integração à Mesa da Comunidade dos Microestados Lusófonos, e votou unanimemente por autorizar seus membros, em exceção extraordinária do parágrafo 2 do Artigo 8º do Tratado do Neuschwanstein, a empreenderem o reconhecimento diplomático do Sultanato da Turquia.

3. Por conseguinte, o Congresso autorizou o Império Alemão a informar a Vossa Majestade que aguarda o recebimento dos instrumentos de adesão aos já mencionados tratados, para que possamos compor Protocolo de Adesão a ser ratificado pelos demais Estados europeus.

4. Aproveitamos a oportunidade para, por fim, reconhecer diplomaticamente o Sultanato da Turquia, sua condição de Estado soberano e independente, e suas reclamações territoriais que estejam válidas nesta data, a serem descritas pormenorizadamente no Protocolo de Adesão a ser apensado à Ata do Tratado Geral do Congresso de Füssen.

5. O Governo Alemão fica à disposição de Vossa Majestade para prestar esclarecimentos que adicionalmente se façam necessários.

Saudações alemãs,