Deutsches Reich
Mensagem ao Stadhouder das Províncias Unidas de Maurícia
em atenção à nota de sua Chancelaria à Coroa Imperial
Munique, 9 de maio de 2020.
A Sua Majestade o Stadhouder das Províncias Unidas de Maurícia
Majestade,
1. Recebemos neste momento a incrível manifestação apresentada pela Chancelaria das Províncias Unidas a esta Coroa Imperial, de que Vossa Majestade é inclusive potencial sucessor, em resposta aos questionamentos listados ao Governo Maurense acerca de seu posicionamento em relação ao texto da Convenção de Mauritsstad recentemente ratificada por Maurícia.
2. É chocante a virulência demonstrada contra argumentos polidamente colocados diante do Governo Maurense, em particular relação à proposição de que se faça cumprir a essencial conservação das soberanias nacionais, com especial observância da integridade territorial dos diversos Estados que populam nosso subsistema lusófono.
3. Dada a clara e arrogante demonstração de hostilidade contra o Governo Alemão, e a óbvia posição de conflito em que as Províncias Unidas se colocam em comparação à política externa alemã, que preza, acima de tudo, pela conservação do Direito Internacional e da ordem vigente há quase trinta anos na lusofonia, resta-nos somente apresentar denúncia formal e imediata do Tratado de Fredrikstad, ratificado pela Alemanha em 25 de julho de 2017.
4. Cumprimos enfim reforçar a Vossa Majestade que o Império Alemão preservará o reconhecimento dado à soberania e independência das Províncias Unidas de Maurícia, com território que reclama presentemente na América do Sul.
Saudações alemãs,