Deutsches Reich
Mensagem à comunidade internacional pela unidade da lusofonia
Munique, 5 de abril de 2020.
Sua Majestade Vitor, Imperador de Deltária,
Sua Majestade Marina, Rainha do Manso,
Sua Excelência Renato Alberto Miguel,
Secretário-Geral do Comissariado do Povo da Venezolívia,
Sua Excelência Dom Júlio Emerson de Mendonça e Oliveira al-Feres,
Primeiro Ministro do Sacro Reino de Piratini,
Sua Excelência Lucas Maldonado,
Ministro de Assuntos Externos do Principado de Belo Horizonte,
Sua Majestade Alexandre II, Rei da Iugoslávia,
Sua Majestade Bjorn IV, Rei da Escandinávia,
Sua Graça Gustavo, Marquês de Troyes, Vice-Chanceler Francês,
Sua Majestade Bóris IV, Tsar da Bulgária,
Sua Beatitude Alberto I, Patriarca do Vaticano,
Sua Excelência Ali al-Feres,
Grande Vizir do Reino Semita da Escorvânia,
Sua Majestade Mahmed VII, Sultão da Turquia,
Sua Alteza Neimar Bionaz, Príncipe de Treviso,
Chanceler do Reino da Itália,
Senhoras e senhores chefes de estado e demais autoridades estrangeiras,
1. A Alemanha se comoveu profundamente com o disseminado e impressionante apoio oferecido pelos mais diversos Estados de nosso setor brasileiro de micronações em defesa das excelentes práticas e tradições que há quase três décadas se consolidaram na arte micronacional lusófona através do árduo trabalho de centenas de cidadãs e cidadãos que ao longo desse tempo passaram pelos quadros de dezenas de países.
2. Neste momento em que forças ilegítimas tentam imprimir sobre nossa comunidade suas visões preconceituosas, equivocadas e divisivas de micronacionalidade, é extremamente reconfortante percebermos que tantos líderes compartilham de uma única percepção cosmopolita e progressista a respeito da atividade que com dedicação e persistência desenvolvemos juntos de nossos Estados e povos.
3. A vocação deste Império tem sempre sido de promover a conservação dos princípios de relações diplomáticas e da doutrina micronacionalista que tenham como objetivo último a preservação austera de uma ordem internacional que se oriente pela deferência à soberania nacional, e que seja pautada pelo respeito à diversidade de formas e cores exibidas pelos Estados que populam nosso mundo. Temos andado, desde 2002, de mãos dadas a iniciativas multilaterais que busquem promover a integração internacional e o intercâmbio de experiências que contribuam com a contínua evolução de todos os Estados que optam por aderir de forma honesta a estes mesmos fundamentos de convivência em comunidade.
4. Cremos que seja o momento de buscarmos fortalecer em espírito único o ímpeto demonstrado nas últimas horas pelos Estados que se manifestaram em defesa do micronacionalismo de nosso setor brasileiro em torno de iniciativas concretas que estabeleçam diálogo permanente entre os Governos e cidadãos que habitam a lusofonia, como forma de compartilharmos tanto das boas práticas quanto dos anseios muitas vezes convergentes que temos para nosso continente lusófono.
5. Nesse sentido, a Alemanha gostaria de convidar os Governos de Manso, Deltária, Venezolívia, Belo Horizonte, Piratini, Itália, Escandinávia, Turquia, Espanha, França, Portugal, Iugoslávia, Bulgária, do Vaticano, Escorvânia, bem como de todos os demais Estados que se preocupem em contribuir com o desenvolvimento do exercício de um micronacionalismo harmônico e universal, a participarem da II Conferência de Microestados Lusófonos (II Microcon), a ser realizada nos próximos dias 11 e 12 de abril, para que juntos possamos trabalhar pela construção de um ambiente lusófono amistoso e solidário. Solicitamos que seus Governos indiquem interesse em participar da Conferência à Secretaria Imperial de Relações Exteriores, na pessoa de Sua Majestade o Rei da Boêmia.
6. Esperamos enfim que este chamado à unidade e à paz seja recebido com o mesmo entusiasmo com que observamos nas últimas horas a comunidade lusófona manifestar em uníssono, de todos os cantos, tão brilhante e sincera vontade de conversar em termos de igualdade acerca de nosso futuro enquanto uma sociedade internacional que compartilha não somente das mesmas angústias, mas também do mesmo desejo por sucesso e equilíbrio.
Saudações alemãs,