Império Alemão
Secretaria Imperial de Relações Exteriores

Blutenburg

Nota do Império Alemão acerca do Principado de Liechtenstein

Munique, 29 de março de 2020.

O Palácio Blutenburg externa à comunidade internacional que tomou conhecimento da extinção da personalidade do Principado de Liechtenstein como Estado independente. Ainda que não concordemos com a decisão, desejamos toda a sorte ao ex-príncipe em seus futuros desafios.

Informamos nesta oportunidade que o tratado em que a Alemanha garantiu independência ao Principado, embora estabelecesse originalmente que o território liechtensteiner se tornaria terra nullius em caso da desconfiguração de sua soberania, não foi ratificado até a presente data pela Coroa Imperial, como confirmado pelo Decreto Imperial de nº 231 passado no dia de ontem, e a emenda constitucional que confirmaria a renúncia jurisdicional por parte deste Império, até o presente momento, igualmente não fora promulgada. Desta forma, considerando que não foram concluídos os atos jurídicos que executariam, de fato e de direito, o desmembramento, da Alemanha, do território do Principado de Liechtenstein, este permanece listado como território imperial até segunda ordem.

Comunicamos ao Congresso de Füssen que analisaremos a questão e em momento futuro apresentaremos plano de ação que dê consequência a nosso compromisso de nos desfazermos do território do Principado do Liechtenstein assumido quando da assinatura do Tratado do Neuschwanstein.

Saudações alemãs,


Sua Majestade
Venceslau V

Secretário Imperial de Relações Exteriores
Rei da Boêmia, Margrave da Morávia, Burgrave de Praga, Conde de Vyšehrad, etc.
Cavaleiro Grão-Colar da Ordem da Cruz de Ferro, Condestável da Ilustríssima Ordem do Cisne, etc.