Vyšehrad, Praga, 25 de fevereiro de 2020 – Edição 28
Rei da Boêmia vai a Munique. Visita é possível prenúncio para reformas
Venceslau V foi convidado pelo Kaiser para almoço em Nymphenburg.
Munique. O imperador Guilherme III e o rei Venceslau V da Boêmia se encontraram em meio ao Carnaval para um almoço amistoso em Nymphenburg. Os majestáticos irmãos aproveitaram uma brecha em suas agendas para realinharem o trabalho entre Munique e Praga.
A ocasião foi oportunidade para ambos discutirem o estado do Reich e suas múltiplas demandas, sobretudo aquelas de âmbito doméstico, que foram ofuscadas pela premência da agenda internacional. Diversas perspectivas foram abordadas segundo informou o staff palaciano, o que incluiu as atividades dos integrantes da família imperial, o desempenho geral das instituições alemãs e outros meandros que que podem ser abarcados por uma ação estratégica mais assertiva dos poderes locais na elaboração de políticas públicas.
Nenhuma nota oficial deverá ser publicada pelo palácio, mas segundo observadores o encontro dos monarcas pode servir de prólogo para movimentos que poderão envolver um maior engajamento da Casa de Hohenzollern nos assuntos cotidianos da Alemanha.
Após cerca de três horas de amenidades o rei boêmio despediu-se do imperador e retornou para Praga sem nada comentar. É possível que até o final de semana os frutos deste encontro possam ser conhecidos e um novo cenário político, se este vier a consumar-se, poderá ser dado fé pública.