Império Alemão
Secretaria Imperial de Relações Exteriores

Blutenburg

Nota sobre a audiência do Secretário Imperial de Relações Exteriores com o
Senhor Ministro da Fazenda do Reino da Escandinávia

Munique, 28 de janeiro de 2020

1. Na data de ontem recebemos em Blutenburg o Excelentíssimo Senhor William Vilhjalmrsen Batland, ministro de Estado da Fazenda do Reino da Escandinávia. Neste encontro, marcado por extensa troca de impressões cordiais entre os dignatários a respeito do desempenho de ambos os governos no contínuo processo de desenvolvimento de seus respectivos países, recebemos de Sua Excelência diversas questões atinentes ao funcionamento do sistema financeiro alemão, particularmente no tocante ao uso de lastreamento do Reichsmark (RM) e demais aspectos técnicos adotados no Reich.

2. Informamos ao ministro Batland que na Alemanha, à época do estabelecimento do sistema financeiro imperial, a emissão inicial de RM 2 100 000.00 (dois milhões e cem mil marcos) adotou parâmetros arbitrariamente escolhidos pela Coroa, dentro de certa razoabilidade, considerando a capacidade empreendedora instalada nas condições socioeconômicas do país àquela altura. Não houve opção por lastreio em qualquer referência material conhecida.

3. À continuação, fomos informados por Sua Excelência acerca do funcionamento da economia escandinava, a qual adota a plataforma de matriz italiana “Pacote Lusofonia”, e de seu sistema de pagamentos que procura parear o valor dos rendimentos recebidos pela cidadania escandinava em função de seu envolvimento e ativismo social nos canais oficiais daquele país. Em complemento, Sua Excelência externou que o funcionamento geral da economia escandinava limita-se a poucas atividades produtivas.

4. Nesta altura do interlóquio oportunizamos ao ministro Batland, no âmbito da Agência do Mar do Norte, entidade de cooperação germano-escandinava criada pelo Tratado de Solaris, de dois documentos que poderiam tornarem-se alternativas plausíveis ao cenário econômico desenhado por Sua Excelência. Lhe demos ciência do instrumento constitutivo da União do Tratado de Amsterdã  (ratificado pela Alemanha em 2017) e do Decreto Imperial nº 110-09 (reeditado em 2018) o qual versa sobre  as diretrizes e funcionamento da economia alemã.

5. Sua Excelência expressou profundo agradecimento pelas informações compartilhadas e anunciou que retornará a Estocolmo para consultas com as demais autoridades de seu governo, verificando haver identificado naqueles documentos alternativas viáveis para o desenvolvimento econômico de seu país e de abertura a um maior adensamento da cooperação e integração entre Escandinávia e Alemanha.

6. A audiência se concluiu com o registro das saudações do Governo Escandinavo a Sua Majestade Imperial e ao povo alemão. De nossa parte lhe remetemos gentilmente os cumprimentos do Reich a Sua Majestade o rei Björn IV e todo o povo nórdico.


Sua Majestade
Venceslau V
Secretário Imperial de Relações Exteriores
Rei da Boêmia, Burgrave de Praga, Conde de Vyšehrad, etc.
Cavaleiro Grão-Colar da Ordem da Cruz de Ferro, Condestável da Ilustríssima Ordem do Cisne, etc.