České Království

Pražský Hrad, 31. prosince 2019

Mensagem de Ano Novo da Coroa de São Venceslau

Senhoras e Senhores,

O último dia de um ano é uma oportunidade valiosa para realizarmos uma inflexão acerca de nossas realizações, nossas ausências e nossas intenções durante o período que se encerrou. Apesar de se tratar de um momento nostálgico e com grande carga sentimental, é também a ocasião fortuita para avaliarmos o sabor da caminhada até o nosso presente.

Este ano que se encerra nos expôs a diversos desafios e inúmeras responsabilidades que nos forçaram a tomar decisões a respeito das oportunidades que tivemos e aquelas que nos escaparam às mãos. O sentimento geral as vezes carrega a impressão de que poderíamos ter feito mais com o tempo que nos foi dado, ou ainda, que pudéssemos ter sido melhores naquilo que intuímos realizar. Talvez o mais sensato seja reconhecer que independente dos resultados de nossas ações o fruto obtido em todas estas ocasiões foi aprendizado.

Em 2020 completaremos vinte anos na Lusofonia, fato este que nos torna em um dos mais antigos micronacionalistas ainda em atividade, embora não sejamos a mais laureada das cabeças coroadas que caminham neste hemisfério. Ao longo de tanto tempo passamos por rupturas e continuidades das mais variadas, mas é inegável o aprendizado acumulado por tamanho privilégio de continuarmos a viver a experiência de ainda contribuir com o aprimoramento de um projeto nacional em um tempo onde há tantas incertezas. É provável que não tenhamos tanto mais a ensinar às novas gerações, cada vez menos abertas ao diálogo com a experiência ancestral, mas acreditamos ser possível contribuir por meios indiretos, com nossa própria conduta e expertise, com aqueles que direcionam o olhar para a Boêmia e estejam abertos à conhecer nossa experiência e história.

O próximo ano continuará a servir como laboratório para o aprimoramento do Estado boêmio. A Coroa dedicará especial atenção à implementação de seu sistema nobiliárquico e de estruturação de um modelo administrativo para seu território. O apoio da Casa Imperial a estas iniciativas será de fundamental importância e aprofundará a singularidade sonhada para a Boêmia como ente autônomo do Império, integrante do concerto das nações e, pelo seu valor histórico, uma das monarquias mais importantes da Europa.

Não há metas sendo estabelecidas, tampouco expectativas sendo geradas, mas sabemos que qualquer transformação somente será possível à medida que darmos o primeiro passo rumo à realização de nossos sonhos. Desejamos um ano novo próspero e repleto das formas mais genuínas de felicidade a você, sua família e a todos os povos lusófonos com as graças de São Venceslau e de Santa Inês de Praga.

Saudações da Boêmia! Feliz Ano Novo!

Zdravím z Čech! Šťastný Nový Rok!

Rei da Boêmia, Burgrave de Praga, Conde de Vyšehrad, Barão de Altkirch
Grande Cruz da Ordem da Cruz de Ferro, Condestável da Ilustríssima Ordem do Cisne

Documentos relacionados