Casa Imperial da Alemanha
Mensagem da Coroa Imperial alemã
sobre os 14 anos da Restauração do Reich
Munique, 21 de julho de 2019.
Senhoras e senhores,
1. Catorze anos atrás, neste dia em 2005, o Estado antecessor da Alemanha, já com quase três anos desde sua fundação, sofria uma alteração radical em sua constituição e personalidade. Ao anexar o Grão-Ducado de Rönne, país que ocupava a costa noroeste alemã e algumas ilhas no Báltico, integramos também o restante do que havia sido o Império Alemão antes dos eventos da Primeira Grande Guerra, e assim Restauramos o império e erigimos finalmente o Quarto Reich alemão.
2. Para celebrar este marco histórico, a Coroa determinou através de decreto imperial a criação da Ordem do Cisne. Inspirada em nossa visita pessoal ao castelo Neuschwanstein, no sul da Baviera, em abril de 2018, esta nova instituição honorífica do Império tem como propósito reconhecer as realizações de cidadãos alemães e estrangeiros no campo da diplomacia e das relações internacionais. Além disso, a ordem se propõe a dar especial atenção às empreitadas que busquem promover o desenvolvimento de um ambiente sadio e harmônico dentre os Estados que compõem a constelação europeia de nossa comunidade internacional, bem como o intercâmbio, de forma geral, entre a Europa e os demais continentes. A Ordem portanto cristaliza e reitera nossa gentil vigília da estabilidade europeia e do bem-estar da comunidade internacional lusófona.
3. Também no bojo de nossas comemorações, decidimos prestar adicional reconhecimento e justa distinção a nosso irmão, o octagésimo-primeiro Burgrave de Praga, que vem administrando nosso serviço diplomático de forma exemplar e profissional, carregando a bagagem de mais de uma década de comprometimento para com o Reich e a Coroa imperial. É portanto com singular alegria que anunciamos sua futura criação como Rei da Boêmia, momento em que adotará o nome reinol de Václav (Venceslau), o quinto, e elevaremos o Reino da Boêmia à estação de estado imperial, ficando imbuído de dar continuidade às atribuições originalmente entregues ao ofício do Burgrave de Praga relativas à condução de nossa política externa. A Coroa de São Venceslau chegará a Praga nos próximos dias para realização da coroação do novo monarca boêmio.
4. Com relação ao campo internacional, hoje transferimos a Representação da Organização das Micromonarquias Lusófonas a Sua Majestade escandinava, para cumprir mandato bimestral, até o final de setembro. A organização tem dado pequenos passos rumo à consolidação, e com a assunção da Escandinávia à sua liderança deverá realizar nas próximas semanas a segunda Conferência Internacional Monárquica. Temos a certeza de que nossos parceiros do norte conduzirão os assuntos da OML com seriedade e competência. Ao final do mandato alemão à frente da Organização, nossa disposição é que a OML está aberta para receber pedidos de associação das demais monarquias lusófonas, sem prejuízo ao processo de integração a que se propõe.
5. Deixamos enfim nossa saudação à comunidade internacional, fazendo votos de que a conquista de nosso décimo-quarto aniversário de Restauração, rumo ao vigésimo aniversário de nossa fundação que será comemorado em 2022, sirva de exemplo e inspire a todos na condução de um micronacionalismo responsável, atento e criativo.
Saudações alemãs,