MUNIQUE. A Aliança Social-Democrática (SDA) começou as atividades de sua campanha eleitoral divulgando panfletos na Marienplatz com o slogan Alemanha para alemães. No primeiro material o partido insta o eleitor a “não fechar os olhos para os erros do passado”, atacando veladamente a rival União Popular Alemã (DVU) pelo fato de ter tido seu chanceler removido do posto pelo parlamento. Embora a SDA ainda não tenha divulgado os detalhes de sua plataforma, o partido deve apostar na continuidade das ações do atual governo, liderado por seu candidato Karl Gustav zu Leitmeritz.

O Partido do Centro (Zentrum), por sua vez, publicou hoje plataforma de título Für ein soziales Deutschland (link), em que detalha sua proposta de instalar na Alemanha um programa de renda básica. Através de uma “radical” reforma fiscal, o Zentrum pretende garantir a todos os cidadãos não engajados em atividades remuneradas o pagamento de um salário mínimo, atualmente valendo noventa marcos. De acordo com o líder do partido Ulrich Egon von Wehlau, a ideia não criará despesas adicionais para o Governo, tirando seu financiamento da receita já implementada com recolhimento de Imposto de Renda.

A DVU do príncipe Konrad Otto zu Klagenfurt e de Heinrich Konstantin até o momento não divulgou nenhum material de campanha ou plataforma de governo.

As eleições estão marcadas para os dias 2 e 3 de fevereiro.

Documentos relacionados