Serviço Diplomático Alemão
Blutenburg
Ofício nº 042-18
Em referência à manifestação da
Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido de Portugal e Algarves
Munique, 27 de novembro de 2018.
1. Em 21 de novembro a Embaixada alemã em Lisboa protocolou junto aos meios de comunicação oficiais portugueses o pedido de credenciamento do Burgrave de Praga, chefe do serviço diplomático, para a condução de Missão Especial ordenada por Sua Majestade Imperial para o Reino Unido (link), sendo, na ocasião, fornecidos todos os dados para que a admissão ao território português se desse devidamente. Nossa embaixada não recebeu nenhuma resposta ou orientação do Governo Português no sentido de recepcionar ou viabilizar a recepção dos oficiais alemães até a presente data.
2. Diante de não haver sido recepcionada a Missão Especial imperial a despeito de ter o embaixador Conde de Klagenfurt contactado inclusive o monarca português pessoalmente, o Governo Alemão decidiu chamar de volta a Munique, para consultas, seu oficial. No entendimento do Governo Alemão, o comportamento do Governo Português demonstra o desinteresse dispensado à manutenção de nossas relações bilaterais.
3. O objetivo do Governo Alemão era discutir com as autoridades locais o comportamento insólito praticado pelo Estado português em relação à conduta promovida por seus oficiais contra a dignidade humana durante o episódio, já pacificado, da ocupação ilegal do Uruguai pela União Platina em princípios deste mês, tendo sido posteriormente chancelado pela coroa portuguesa.
4. A conduta do Governo Português diante deste caso contraria frontalmente o legado histórico construído pelo Reino Unido desde 2002 com que a Alemanha sempre pôde manter perfeita afinidade, e, estando em dessintonia com as melhores práticas de progresso social e preservação de direitos fundamentais, conspurca de forma marcada e definitiva a atuação lusitana em nosso subsistema internacional lusófono.
5. Realizado o retorno do embaixador alemão à capital imperial, o Reich aproveita para informar ao Governo Português, por derradeiro, que a Missão Especial designada ao Reino Unido está definitivamente suspensa.