Casa Imperial da Alemanha
Mensagem à Comunidade Internacional
sobre o Estado de Guerra entre o Portugal e Platina
Munique, 17 de novembro de 2018.
Senhoras e senhores,
1. O Governo Alemão acompanha com atenção o desenrolar dos eventos na região sul-americana envolvendo Portugal e Platina com relação ao território Cisplatino, tendo contactado ambas as partes no decorrer do dia de hoje.
2. O respeito à soberania como pilar fundamental das relações internacionais é princípio indelével da política externa alemã, sendo inexcusável a qualquer Estado sua violação sem causa justa, conforme cristalizado na práxis diplomática que convém ao estadismo de qualidade. Fomos informados pelo Governo Platino que aquele Estado estava ciente do fato de que o território em questão é reclamado por Portugal, o que evidencia grave assalto à ordem internacional. Ademais, o Serviço Diplomático platino informou à Coroa que o parlamento do país está avaliando as ações de sua Presidência, pelo que esperamos julgue adequado revertê-las com efetividade.
3. Tomamos, por outro lado, conhecimento das preocupantes manifestações emanadas do Estado Português no âmbito do estado de sítio lá instalado. À parte o caráter inócuo da medida, os ataques claramente homofóbicos e preconceituosos avançados pelo Governo de Portugal estão em completo descompasso com o progresso social a cuja promoção o Reich Alemão sempre se propôs em defesa das liberdades individuais e da livre expressão da orientação sexual, da identidade de gênero e de quaisquer de suas condições personalíssimas.
4. O Reich Alemão espera que ambas as partes possam encontrar uma solução pacífica para a crise e se coloca à disposição para intermediar qualquer tratativa nesse sentido.
Saudações alemãs,