MUNIQUE. A Coroa instalou na noite desta quinta-feira a Agência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que liderará a organização do projeto de elaboração das cidades alemãs, instrumentalizado pelo sistema bancário instalado pelo Reichsbank.

A Agência foi colocada sob coordenação do Burgrave de Praga e contará a princípio com três times. O primeiro, liderado pelo Ministro das Finanças Heinrich Konstantin, estará encarregado de avaliar implicações econômicas e financeiras, e também poderá sugerir alterações ao sistema bancário. A segunda equipe, composta por Ulrich von Wehlau e pelo almirante Karl Gustav zu Vyšehrad, discutirá questões regulatórias que vão desde a instalação de autoridade para confecção de políticas de zoneamento e alterações estruturais até a organização da legislação sobre residência e migração interna. Por último, a equipe do Príncipe da Baviera organizará o aparato visual e digital de construção das cidades alemãs. O Príncipe da Baviera e o Grão-Duque de Luxemburgo foram convocados para servirem como consultores mas também poderão se aplicar nas equipes já mencionadas.

O Imperador estipulou a data de 30 de novembro como prazo para finalização dos projetos legislativos e técnicos que darão suporte à iniciativa de desenvolvimento urbano, e sua submissão ao parlamento para discussão final e aprovação. Além disso, o dia 31 de dezembro foi estabelecido como meta para o lançamento do Plano Piloto, correspondente à construção da Capital Imperial, Munique. A Casa Imperial oferecerá prêmios de até 30 mil marcos caso ambos os objetivos sejam atingidos pela equipe envolvida.

Novo Grão-Duque em Luxemburgo

Sua Majestade coroou seu filho Roderick Egon como Grão-Duque de Luxemburgo no início desta semana. O Grão-Ducado foi elevado à classe de estado imperial no início de 2018 e vinha sendo conduzido pelo presidente de seu Governo, Heinrich Konstantin, com a supervisão do Príncipe da Baviera enquanto Margrave de Esch-sur-Alzette.

Alterações nos ministérios

O Conde de Klagenfurt foi transferido da chefia do Ministério do Interior para o posto de Secretário de Recenseamento, passando a responder ao novo ministro, almirante Karl Gustav zu Vyšehrad. O ex-chanceler Heinrich Konstantin foi nomeado Ministro das Finanças com a demissão de Carol Costin Basarab, e o Grão-Duque de Luxemburgo foi instalado Conselheiro Imperial no Reichsrat.

Documentos relacionados