DORTMUND. A convite de Sua Majestade, o Príncipe da Vestfália iniciou a décima-terceira legislatura imperial, presidindo a sessão inaugural do Reichstag convocado a se reunir em Dortmund. Disse o nobre:

O micronacionalismo lusófono contemporâneo é feito na Alemanha. A pujança e a qualidade de nossa atividade é motivo de orgulho para nós todos, súditos de Sua Majestade Imperial. A firme condução do Império e a criatividade e a competência de nosso povo alçaram-nos à condição de modelo a todos os atuais projetos micronacionais: nossa democracia estimula a participação popular nos rumos do Império; nossas instituições são comprometidas com a estabilidade e o desenvolvimento do Estado; nossa sociedade civil é criativa, dinâmica e não se furta aos desafios que enfrentamos na monetarização da nossa economia.

O Príncipe também finalizou o processo de instalação do novo parlamento, empossando os três deputados do Partido do Centro e os dois deputados da União Popular Alemã (DVU), eleitos na eleição conduzida na última semana.

Após indicarem os líderes de cada bancada, até o próximo dia 20 os partidos escolherão os novos presidente do Reichstag e Chanceler do Reich. Com o fracasso das negociações entre Centro e União Popular, a DVU já sinalizou que indicará o líder da sigla, Heinrich Konstantin, para o posto de chefe do governo alemão. As lideranças do Centro ainda não se manifestaram a respeito de um candidato.

Posts relacionados