Chancelaria Imperial
Residenz München
Ofício nº 047-18
Mensagem do Governo Alemão sobre o combate internacional a todas as formas de intolerância
e a preservação da dignidade humana em meio às operações político-militares no Golfo Pérsico
Munique, 13 de março de 2018.
1. Em meio as ações das forças coligadas na Operação “Esperança do Oriente”, o Reich vê como imperativo reafirmar uma posição assumida e difundida historicamente por Munique diante de toda a comunidade internacional e que não pode ser olvidada, particularmente, na atual conjuntura presente na região do Golfo Pérsico.
2. A Alemanha teve papel singular, ao lado de outros Estados, na construção do documento mais tarde aprovado pela Assembleia-Geral da Liga das Micronações conhecido como Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na religião ou nas convicções. A partir deste texto, outras manifestações análogas se seguiram em toda a Lusofonia, indicando que os Estados de nosso hemisfério partilham das mesmas convicções em relação à defesa e ao respeito devidos à complexa diversidade de expressões pessoais. As nações sejam elas de qualquer etnografia ou tradição institucional que assumam, não toleram mais a semente do mal da qual o senso comum e a ignorância se alimentaram por muito tempo.
3. O Reich considera a política e a diplomacia os recursos essenciais para a solução de controvérsias e a defesa das soberanias nacionais. As ações dos Estados devem ser respaldadas na mais estrita legalidade e preservação da segurança jurídica internacional, algo que naturalmente envolve a proteção das liberdades fundamentais ainda que a heterogeneidade de concepções e iniciativas nos coloquem em lados opostos da baila política. A verdade prevalecerá pela força das ideias e pelo império da lei. Não são as pessoas e nem seus universos íntimos o elemento contraditório a ser desfeito, mas suas opções diante dos poderes que lhe são avocados pela independência ou pela tentação hegemônica daqueles que ameaçam o frágil equilíbrio geopolítico da atualidade.
4. O Governo Alemão reafirma seu compromisso de não coadunar-se com qualquer manifestação de intolerância, seja ela islamofóbica ou homofóbica, e empregaremos nossa influência e relevância histórica internacional para preservar a individualidade dos seres e suas confissões particulares onde quer que estejam.
Heil Wilhelm!
DER REICHSKANZLER