Casa Imperial da Alemanha
Mensagem às Nações Lusófonas
sobre a reforma Executiva na Alemanha
Munique, 13 de janeiro de 2018.
Às Nações Lusófonas,
O Parlamento Alemão reunido em Königsberg aprovou, no final de dezembro último, reformar a Chancelaria do Reich, que exerce a chefia do Governo alemão. Historicamente, a Chancelaria imperial se via enfraquecida porque havia tido parte de suas prerrogativas – a saber, a administração do serviço diplomático alemão – entregues à Secretaria Imperial de Relações Exteriores. A reforma passada pelo Reichstag e promulgada hoje pela Casa Imperial suprime a Secretaria Imperial de Relações Exteriores e fortalece a instituição da Chancelaria, que passa a coordenar também a atuação internacional do Império, nos termos das diretrizes passadas pela Casa Imperial.
Nesses termos, comunicamos às nações lusófonas que Fernando Henrique, conde de Vyšherad, foi exonerado da função de Secretário de Relações Exteriores e não mais responde pela Alemanha do cenário internacional. Como já foi veiculado pelo Deutsches Wochenblatt, estão em andamento os procedimentos eleitorais que comporão a nova Dieta Imperial, e de lá os novos deputados elegerão o novo Chanceler. Espera-se que a posse aos deputados seja dada até o primeiro domingo de fevereiro, e que a seleção do novo chefe de Governo, e encarregado da representação internacional do Império, seja concluída até o dia 10 de fevereiro.
Até lá, solicitamos de todas as nações lusófonas que se dirijam diretamente à Casa Imperial caso desejem tratar de qualquer assunto relativo às relações multi ou bilaterais.
Saudações alemãs,