Império Alemão

CASA IMPERIAL
Nymphenburg

Munique, 17 de outubro 2017.

Mensagem do Regente Imperial pelos
15 anos de Fundação do Reich

Caros compatriotas alemães,

Celebrar as tradições nacionais são uma forma fortalecer o ânimo que nos une ao país e tornam nossa experiência civil mais significativa e entusiasmada. Festejar o passado alemão é o dever de todos aqueles que encontram-se subordinados em fraternidade e liberdade sob a soberania do Reich e do Kaiser, e neste dia, rememoramos o esforço iniciado há quinze anos a partir do qual originou-se a Alemanha. Refiro-me à fundação da Nobre Monarquia do Alto-Reino, nosso Estado predecessor.

Aquele era um tempo diferente do atual, marcado pela intensa movimentação em toda a Lusofonia. Novos países emergiam com frequência por toda a parte e os grandes poderes disputavam zonas de influência geopolítica como forma de legitimarem seus respectivos projetos nacionais. Esta efervescência cativou um jovem príncipe a liderar a formação de um Estado afiliado a uma tradição, que naquela altura, encontrava-se ofuscada pelo declínio do Império de Racktidan, a primeira nação germânica em língua portuguesa. Sob à sombra da águia negra e da cruz de ferro da Casa de Hohenzollern, o jovem Wilhelm transformou o pequeno povoado na nação forte e orgulhosa  que hoje constituímos.

As instituições alemãs que nasceram no antigo Hochreich se desenvolveram com base em muito trabalho e disciplina, e este fato, nos tem permitido assistir a ascensão de reis e o apagar das luzes de impérios inteiros. Pode-se contar uma parte significativa de toda a história lusófona a partir das realizações alemãs. Nosso modelo enquanto Estado e Nação tem sido copiado, sem nenhum puder, por muitos que anseiam escrever o seu nome nos memorias deste hemisfério como se isto fosse possível de se conseguir sem nenhum esforço ou experiência.

Novamente as ruas dos principais centros alemães estão cheios de vida e atividade política. A Dieta Imperial em Königsberg está analisando um conjunto amplo de projetos legislativos os quais, uma vez aprovados, tornarão a experiência civil no país ainda mais dinâmica. E falar em direitos da cidadania na atualidade é o mesmo que reconhecer o mérito alcançado pela Convenção de Berlim, como tem revelado a gradativa adesão dos Estados ao texto alemão.

Foi a nossa nação alemã a responsável por fortalecer a Liga das Micronações e a transformá-la, em colaboração com os Estados aliados do G3, no principal centro do sistema internacional lusófono. E agora, toda a expertise acumulada nos palácios alemães será compartilhada com as jovens lideranças nacionais que emergem no Novo Mundo através do Instituto Wagner. Sem dúvida, temos contribuído muito com o desenvolvimento deste hemisfério nas nossas quase duas décadas de existência e continuaremos a fazê-lo apaixonadamente, como nosso fardo, em favor da tradição e da perfeita aplicação da ordem, da civilidade e da razão na Lusofonia.

O Jubileu de Cristal do Reich é uma festa para o povo alemão e um presente para todas as nações.

Heil Wilhelm! Deutschland über alles!


Sua Senhoria
Ferdinand Heinrich
Conde Imperial de Vyšehrad