Império Alemão
CASA IMPERIAL
Nymphenburg

Munique, 15 de junho de 2015.

Excelentíssimo Senhor Augusto Júnior,
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido de Portugal e Algarves.

Excelência,

1. O Reino Unido de Portugal e Algarves e o Império Alemão, desde 2002, sempre compartilharam de relações próximas, sem havermos, ao longo desses treze anos, tido a necessidade de transpassar qualquer turbulência atribuída à condução de nossas políticas externas independentes, ou decorrente de atritos diretos entre nossos dois Estados, os quais, em verdade, jamais existiram.

2. Foi em razão disso que, em 10 de dezembro de 2013, assinamos Memorando de Entendimento cujo espírito era instalar maior cooperação entre nossos dois países, e cimentar uma amizade que já durava mais de uma década. Considerando justamente esses laços é que o Governo Alemão convidou o Reino Unido de Portugal e Algarves a integrar a Liga das Micronações como um de seus membros fundadores.

3. No entanto, nos meses recentes, o Governo de Portugal e Algarves tem transformado aquela atmosfera de entendimento em uma nuvem tóxica, cheia de preconceito, ódio e rancor, dirigindo à Alemanha uma aversão que, a bem da verdade, nada fizemos para merecer da parte de Lisboa.

4. Sentindo a hostilidade advinda da Chefia de Governo deste Reino Unido, o Reich Alemão comunica a Vossa Excelência, por este ofício, a denúncia do Memorando de Entendimento acima citado, com base em seu artigo 9º, que terá concluídos os seus efeitos sobre o Governo Alemão a contarem 90 dias de hoje.

5. Informamos, enfim, complementarmente, que o Reich Alemão estará encerrando sua presença diplomática em Lisboa, e restringirá a interação oficial com o Governo de Portugal e Algarves à Liga das Micronações, somente.

Saudações alemãs,

Sua Majestade Imperial
Guilherme III Luís
Imperador Alemão, Príncipe da Itália
Burgrave da Estugarda, usw.