Império Alemão
Serviço Diplomático Imperial

Blutenburg

Ofício nº 048-19

Munique, 3 de maio de 2019

A Sua Excelência Samuel D´Larc
Chanceler Real
Reino Unido de Pathros

1. O Serviço Diplomático do Império Alemão envia a presente missiva a Vossa Excelência para cumprimentá-lo neste que é nosso primeiro contato oficial estando o senhor à testa da política internacional pathrana. Como seguramente é do conhecimento da instituição que preside, o Estado pathrano e o Reich tem uma longa história de amizade, cooperação diplomática e trabalho conjunto nos mais variados campos, como registram diversos documentos adotados pelo direito internacional lusófono destacando-se, dentre eles, o Protocolo Comum de Uniformização das Diretrizes de Reconhecimento Diplomático (conhecido como Pacto Peregrino), diversos regulamentos adotados pela Assembleia-Geral da Liga das Micronações, o Tratado de Florença e o Memorando de Roma.  Tais atos evidenciam o estreito vínculo entre Nova Corinto e Munique e a aliança entre nossas nações diante dos desafios impostos pela realidade do hemisfério lusófono desde os primórdios de ambos Estados.

2.  Dos documentos supracitados seguramente o Tratado de Florença melhor esclarece o compromisso recíproco firmado por Pathros e Alemanha, particularmente o texto em seu artigo 3º o qual estabelece: “Em evento de violação da soberania, grave ameaça à ordem institucional ou instabilidade política de qualquer natureza, seja de origem interna ou externa, as Partes Signatárias apoiar-se-ão mutuamente, e empenhar-se-ão para contribuir para a normalização da questão”. Fica patente, como Vossa Excelência pode observar, a solidez do vínculo de nossas nações ao prever ação conjunta e coordenada dos Estados aliados nas hipóteses de qualquer evento, mesmo de natureza interna, que possa afetar a estabilidade institucional e a soberania nacional de Pathros, Itália ou Alemanha.

3. Trago a longeva aliança de nossas nações à lembrança de Vossa Excelência para perguntar-lhe acerca de eventos que nos causam estranheza. Segundo aponta a secção jornalística do portal oficial pathrano estariam aparentemente ocorrendo conversas formais entre o Reino Unido de Pathros e a facção sediciosa intitulada “Reino da Bélgica” que pretende violar o território alemão do Ducado da Borgonha, com o seguinte texto consultado na data de hoje: “Conversa afiada. Belgas procuram reaproximação com Pathros afim de tratados de parceria e de cooperação tecnológica, diplomacia se agita(sic)” . Além desse fato, estariam também ocorrendo contatos amistosos de um parlamentar pathrano com o líder separatista da mencionada facção como complemento desta referida notícia.

4. Estas evidências, Excelência, apontam para uma ação em sentido oposto do compromisso firmado mutuamente por nossas nações nos Tratados acima mencionados, alguns há quase uma década. Em virtude do exposto, o Serviço Diplomático de Sua Majestade Imperial, solicita esclarecimentos da Chancelaria Pathrana com relação à veracidade destas informações coletadas em portais públicos e, em ato contínuo, no espírito das obrigações recíprocas previstas pelo Tratado de Florença, condene veementemente as operações da facção separatista “Reino da Bélgica” por sua flagrante violação da soberania alemã e desencoraje qualquer contato interpessoal de cidadãos pathranos com integrantes desta organização criminosa.

Saudações alemãs,


Sua Ilustre Senhoria
Ferdinand Heinrich von Hohenzollern zu Vyšehrad
Burgrave de Praga, Conde de Vyšehrad
Cavaleiro Grande Cruz da Ordem da Cruz de Ferro
Chefe do Serviço Diplomático Imperial