Sobre o Palatinado

O Palatinado de Klagenfurt, encarregado do exercício da Autoridade Monetária Alemã pelo Decreto Imperial nº 251-21 de Sua Germânica Majestade, é o órgão superior de política monetária e cambial do Império Alemão, uma micronação lusófona. Em articulação com o Reichsbank, que opera a tecnologia financeira do Império, o Palatinado exerce funções análogas às de um banco central, competindo-lhe fomentar o crescimento sustentável da economia nacional. Para o efeito, a Autoridade Monetária Alemã tem ao seu dispor uma série de instrumentos de política monetária e cambial, além de assistir o Governo na implementação da sua política financeira.

Micronação?

Micronacionalismo, País-Modelismo ou Simulação de País é um dos hobbies que lidam com simulações de países. O Micronacionalismo é uma atividade tão antiga quanto a própria política, se considerarmos que as primeiras comunidades humanas começaram exatamente da mesma forma que as micronações: um grupo de pessoas que se une para formar uma organização social que mais tarde levará a um Estado.

Leia mais sobre o Império Alemão

Além do controle direto da política monetária do Império, o Palatinado exerce uma magistratura de influência na condução geral da política económica nacional, com o fito de garantir o cumprimento dos objetivos de longo prazo da economia alemã. Assim, a Autoridade Monetária coleta, analisa e produz diversas estatísticas e outra informação económica relevante para a sua própria ação (por exemplo, calcula o Nível Geral de Preços, a taxa de inflação e a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto), bem como para a ação governativa em sentido lato (por exemplo, calcula o Salário Médio Nacional e a taxa de desemprego).

Outras prerrogativas do Palatinado de Klagenfurt incluem a supervisão e regulamentação do exercício das capacidades técnicas de banco central do Reichsbank, a emissão de pareceres acerca de projetos legislativos de âmbito económico e o poder de iniciativa legislativa em matéria de política monetária e cambial. Todas estas atribuições têm por objetivo dotar o Palatinado e a Autoridade Monetária Alemã não só do poder, mas também da influência característicos dos bancos centrais macronacionais. A disponibilidade de vários instrumentos para fazer valer a política definida pela Autoridade Monetária é um claro sinal a todos os agentes económicos que, em matéria de política monetária e cambial, o poder do Palatinado de Klagenfurt é consequente.

Rainer-Hof, a sede da Autoridade Monetária Alemã (Foto: Johann Jaritz / CC BY-SA 4.0)